24 maio 2013

GBPI #01: Validade das maquiagens e cosméticos

Queria dizer que estou super feliz com o retorno de vocês na página (Pra quem não curtiu ainda curta aqui pra ser abençoada huahuaua). Postei lá o seguinte:
"Estou pensando em criar uma série de posts que se chamaria "Guia básico para iniciantes", abreviado para "GPBI". A idéia é postar dicas, instruções, explicações e tutoriais para quem está começando ou quer começar a se maquiar. A gente sempre vê posts com reviews, dicas avulsas, mas é sempre pra quem já sabe o que é o que. O que acham?"
As respostas foram positivas e eu fiquei hiper, mega, ultra feliz e empolgada. (Inclusive, vocês deveriam participar mais. O blog é feito pra vocês, então dêem sugestões à vontade!) .
Pois pronto! Esse é o primeiro post da série. (Não serão posts diários sobre isso. Primeiro porque temos outros assuntos pra falar por aqui, e segundo porque Antes de começarmos a usar base, corretivo e sombras, vamos aprender a escolhe-los e guardá-los. Ok?

Você sonha em ter uma penteadeira cheia de organizadores de acrílicos e gavetões cheios de bases, pós, blushs, sombras de todas as marcas, cores e tamanhos? É, fia! Não rola. Maquiagem tem validade! Alguns começam a contar da data de fabricação, outros da data em que foram abertos, mas o fato é que todos morrem um dia. #triste :'(

Uma pesquisa realizada por especialistas do Colégio de Optometristas da Grã-Bretanha com 2,5 mil britânicas acima de 16 anos constatou que nove entre dez mulheres usam maquiagem fora da validade. E nesse ponto os especialistas daqui acham que as brasileiras não são nada diferentes das inglesas.

Tá beleza. Já entendi! E como eu percebo que minha maquiagem venceu?

  • O produto vai mudando de cor, textura, cheiro.
  • A pigmentação não é mais a mesma.
  • Dependendo do caso, chega até a irritar a pele.

Ai, meu Deus! E o que eu faço pra não acontecer isso, omi? Nada. kkkkkk WHAT?
Entenda: Você não vai conseguir impedir que o produto vença. Você pode conservá-lo para que ele se mantenha em perfeitas condições até o vencimento (Farei post falando sobre as melhores condições pra armazenar cosméticos, prometo!). Porque muitas vezes, mesmo dentro do prazo de validade, sua maquiagem pode te deixar dodói se tu num souber usar, sabia muié? Um levantamento do Instituto Penido Burnier, hospital especializado em doenças oculares que fica em Campinas, no interior de São Paulo, revela que 15% das pacientes tiveram encrencas como olho seco, coceira e lacrimejamento provocadas justamente por produtos de beleza que, embora dentro do prazo de validade, foram usados de forma inadequada.
Além disso, você deve controlar essas datas pra não fazer aloka dos produtos vencidos e acabar com a pele, beleza?

Alguns produtos tem uma validade média pré-estabelecida devido aos seus componentes. Como eu já falei ali em cima, uns contam a partir da data de fabricação e outros a partir da data de abertura da embalagem. Como assim??? Saca só:



  • 1° caso: Essa é a forma mais usada em cosméticos importados. Como vocês vêem na imagem acima, a letrinha corresponde ao lote, o primeiro número ao mês e o último ao ano. Nesse exemplo temos: Lote A, janeiro, 2010. Essa é a data de fabricação do produto. Se quiserem saber a validade, é só entrar nesse site que tem uma calculadora aqui. No canto esquerdo da página vocês encontram isso:
  • 2° caso: Mais comum nos produtos brasileiros. A grande diferença entre os nacionais e importados, é que por lei, aqui no Brasil é obrigatório informar a validade, independente da data da abertura. Essa forma mostra uma data de validade fixa! Atenção! Isso significa que você pode comprar um produto vencido, mesmo que nunca tenha sido usado. Olhe sempre a forma de vencimento do produto e, se for esta, veja se está perto. Se estiver, não compre! Lembre que você não tem 99 caras pra passar a base linda dos sonhos que você comprou hoje e vence daqui a dois meses. Avalie quanto tempo ela vai durar e veja se vale a pena!
  • 3° caso: A validade começa a contar no momento em que é aberto. Exemplo: Se eu abri meu shampoo hoje e ele tem um potinho escrito 6M (6 = quantidade; m = meses), ele vence dia 23/11/2013, 6 meses depois. Entenderam?

Apesar de ser muito importante verificar a data, vou mostrar pra vocês a validade estimada de cada produto. Ter isso na cabeça é muito bom. Se vocês quiserem anotar, inclusive, acho super válido. Faz um bilhetinho e cola na penteadeira! Assim você vai sempre lembrar de conferir a validade das suas maquiagens e cosméticos =)


As bases não mentem. Passou da validade? A textura muda, o cheiro fica ruim e a cobertura não é a mesma. Observe esses fatores. Lembre que a base cobre todos os poros do seu rosto. Imagine: Você comeria algo estragado? E apois! É a mesma coisa! Passou da validade, joga fora sem pena, fia! Eu sei que sua base da MAC custou 150 reais, mas seu rostinho custou 9 meses e uma vida pra sua mãe. Lembre disso!


Os pós e corretivos duram mais do que as bases. Os primeiros (pó, pó solto, blush, bronzer e iluminador) por serem mais secos se deterioram mais devagar. Dá pra perceber quando eles ficam mais duros e menos pigmentados. Quando você precisar esfregar o pincel para o pó sair, é sinal de que está na hora de jogar fora.


Os batons normalmente ficam duros/secos e com cheiro ruim quando vencem. O gloss muda de textura e cheiro.
Eu acho que os batons são o principal meio de proliferação de doenças entre as mulheres. Sempre vejo alguém no banheiro catando batom na bolsa da amiga. Cara, maquiagem é individual! Minha mãe sempre me ensinou isso e eu até demorei pra aceitar porque, poxa! Minhas amigas tinham mais maquiagem do que eu, na época, e eu não podia usar? Não! Maquiagem é como calcinha. Cada uma usa a sua.
Maquiadores tem sempre que tomar esse cuidado... Nunca usar pincéis em várias pessoas sem higienizar, sempre ter várias esponjinhas, etc...


Taí! Acho que, como a base, os produtos líquidos ou em creme e as máscaras para cílios são super fáceis de notar quando vence. Delineador líquido é batata! O bixo não "pinta" mais, fica fedendo...
Rímel, pra mim, nunca foi um problema porque comigo eles não duram tanto (hehehe), mas tem quem não use muito. Eu prefiro não ter muitos de uma vez. Invisto em uma boa máscara que seja barata (As da maybelline são meu xodó!) e uso até acabar. Meu coração não aguenta dar 60 reais em um rímel e joga-lo fora pouco tempo depois sem ter sugado sua alma até o último segundo!

Ahhh, as sombras! A gente sempre quer todas as cores (E nem usa!), acaba comprando paletas gigantes, vários kits, quintetos e sombras unitárias que não chegam nem na metade do potinho. Muito cuidado! É muito mais difícil perceber quando um produto em pó vence, então decore/anote as datas!
Os esmaltes podem ser guardados na geladeira, sabia? Essa é a forma de fazê-los durar mais! O calor separa os componentes dele, decantando (Lembra quando fica separando a cor? Uma parte branca, uma parte da cor do esmalte...).

Bom, esses últimos eu acho que nem chegam a durar tanto. A menos que você não seja muito cuidadosa com seu cabelo e que seja um/uma descuidado(a) com sua pele e não use protetor (!!!!), esses são produtos que sempre acabam logo. 

E aqui umas diquinhas finais pra te ajudar ainda mais:

  • Alguns produtos vem com as datas de fabricação e validade na caixa, e não no produto em si. Então, sempre que comprar algo novo, verifique se a informação não está na embalagem antes de joga-la fora. Imagina o aperreio ter que catar o lixo depois!
  • Como eu já disse lá em cima: Olhe a data de validade antes de comprar. Às vezes observamos só o preço e MÉL DÉLSS, TÁ 20 PILA MAIS BARATO!! e acabamos comprando produtos que já venceram ou que estão perto disso.
  • Pensando ainda no tempo que você vai levar pra consumir o produto, prefira embalagens menores. Assim você garante que consegue secá-lo antes que vença!
  • A higiene também compromete a validade. Lave bem as mãos e os pincéis antes de usar suas makes.
  • No caso de pós que venham com esponjinha, se não tiver uma parte separada pra ela, use um plastico dividindo os dois. E LAVE A BENDITA ESPONJA, EIN.
Agora, filhinhas e filhinhos, se liguem! Vamos observar todas as datas. Aposto que você tem alguma coisa fora da validade guardada por aí. Eu mesma joguei coisinhas fora enquanto escrevia pra vocês :P
Beijosssssss e bom final de semana.
Deus os abençoe!