12 fevereiro 2013

Jeans x Brim: Qual a diferença?

Quando se fala em jeans a maioria das pessoas, sem saber a diferença, inclui o brim e nem sabe. Um dia desses eu mesma fiquei com o pé atrás quando perguntaram pra mim "O que danado é brim? E qual a diferença entre brim e jeans?".


O jeans é a peça feita com um algodão de origem francesa - O denim! -, é a forma pronta do produto trabalhado com o tecido denim, o tradicional azul que não pode ser tingido. Inicialmente, esse tecido era importado pra Itália pra fazer o uniforme dos marinheiros genoveses, e só passou a ser confeccionado no formato que conhecemos hoje em meados do século XIX. Em 1873, Levi (De onde vem o nome da marca Levis jeans) patenteou detalhes como fivelas de cobre que reforçavam os bolsos (Aquelas "taxinhas" que seguram os bolsos, no princípio, não tinham apenas função estética. Serviam para reforçar e ajudar a segurar o peso que era colocado nos bolsos, pois a costura sozinha não resistia).

Já o brim, pode receber várias cores diferentes. Os fios tem coloração uniforme e, por isso, podem ser tingidas com cores uniformes... As primeiras peças de brim eram chamadas de "jeans preto", usadas pelos góticos, que ainda mantém seu uso constante. Hoje em dia o jeans pode ser bem mais trabalhado que antigamente, mas o brim ainda permanece no mercado, com diversos modelos e cores diferentes.

Pessoas que fazem engenharia têxtil ou cursos que estudem isso, me corrijam se eu tiver falado alguma besteira, por favor! beijos, pessoas!